Prevenção a golpes e fraudes AUVP Capital
Com o aumento do uso de ferramentas digitais, as fraudes e os golpes financeiros também cresceram exponencialmente nos últimos anos.
Principais golpes financeiros e como evitá-los
Alguns golpes têm se tornado muito populares entre os bandidos. Conhecê-los é a melhor forma de identificá-los e tomar as medidas necessárias antes de sofrer qualquer prejuízo. Acompanhe.
No golpe do WhatsApp, os fraudadores roubam seu acesso ao aplicativo e pedem dinheiro emprestado aos seus contatos, que transferem o valor para um desconhecido pensando que o dinheiro seria para você.
Como evitar?
Para evitar esse golpe, é recomendado que você nunca compartilhe seu código de ativação com ninguém e ative a autenticação em dois fatores para proteger o acesso ao aplicativo. Caso você receba um contato de alguém conhecido pedindo dinheiro, tente se certificar de que é realmente aquela pessoa para que você não acabe transferindo dinheiro para um fraudador.
Nesse golpe, o fraudador faz contato via mensagem ou ligação se passando por um funcionário do Banco, que pede confirmação de dados ou atualização cadastral alegando que a sua conta pode ser bloqueada, que você pode ficar negativado ou mesmo oferecendo benefícios. Assim, ele acessa sua conta e pode te causar prejuízos, fazendo transferências ou roubando dados.
Existem situações em que o fraudador pede para o cliente fazer uma transação de PIX ou TED para efeito de teste, mas na verdade é parte do golpe.
Como evitar?
Confirme o contato por meio dos canais oficiais de comunicação do BTG Pactual antes de compartilhar qualquer informação. Vale lembrar que nunca vamos pedir códigos de ativação, tokens ou pedir para fazer transações de testes.
Além disso, nunca compartilhe dados sensíveis, como número completo do seu cartão, senha ou código de segurança com ninguém.
O golpe do falso sequestro é um clássico entre os fraudadores. Ainda que já seja conhecido por muitos brasileiros, vale ressaltar os cuidados com esse tipo de artimanha ainda utilizada pelos bandidos.
Funciona assim: o fraudador faz uma ligação alegando ser um parente seu que foi sequestrado. A intenção dos bandidos é levá-lo a acreditar no sequestro e realizar o pagamento do resgate.
Como Evitar?
Basta não dar ouvidos aos fraudadores e desligar o telefone. Se estiver desconfiado e quiser se sentir mais seguro, ligue diretamente para o falso sequestrado para garantir que essa pessoa está em segurança.
Bem parecido com o golpe do WhatsApp, no golpe do Instagram você tem seu acesso à conta do aplicativo roubado. Após acessar a sua conta, os fraudadores podem pedir dinheiro aos seus seguidores ou fazer posts anunciando objetos à venda que, na verdade, não existem. Seus contatos fazem o pagamento pelos objetos que querem comprar e têm o valor roubado, já que a venda é falsa.
Como Evitar?
Da mesma forma que no caso do WhatsApp, para evitar esse golpe é recomendado que você nunca compartilhe seu código de ativação com ninguém e ative a autenticação em dois fatores para proteger o acesso ao aplicativo. Se vir algum conhecido repentinamente fazendo uma sequência de posts anunciando objetos à venda, desconfie e procure-o através de outro canal de contato para conferir se ele teve a conta hackeada. Em caso positivo, bloqueie a conta para evitar que os criminosos tentem fazer contato com você ou deixem o seu perfil “no radar” para novas tentativas de fraude.
Os fraudadores te procuram com uma proposta de empréstimo aprovado, mas alegam que é necessário realizar um pagamento antecipado para efetuar o contrato do crédito, que não existe.
Como Evitar?
No BTG Pactual, você nunca precisará pagar qualquer valor antecipado para a liberação de contratos. Se for abordado, sempre confira a existência e os termos de adesão de quaisquer produtos financeiros nos canais oficiais do Banco.
Ao pedir o seu cartão, ele é interceptado no processo de entrega antes de chegar até você e, em seguida, você pode ser contatado para ativar o cartão. Caso você efetue essa liberação, poderá sofrer prejuízo com os bandidos utilizando o produto.
Como Evitar?
Apenas desbloqueie o seu cartão quando o tiver em mãos.
Os fraudadores fazem uma ligação se passando por funcionários do Banco informando que foram realizadas compras com o seu cartão ou que houve uma fraude. Eles podem pedir diversos dados bancários, inclusive a senha do seu cartão.
Depois de dizer que não reconhece essas compras, pode ser que o fraudador informe que um suposto funcionário do banco realizará a retirada do cartão na sua casa para averiguação. Assim, os fraudadores realizam transações como compras e saques com o seu cartão, causando prejuízos.
Como Evitar?
No caso do BTG Pactual, saiba que não solicitamos a devolução ou retirada de cartões em nenhuma hipótese e a senha do seu cartão também jamais será solicitada pelo Banco. Se receber qualquer contato alegando transações indevidas na sua conta ou cartão, não passe nenhum dado e entre em contato com o BTG através dos canais de atendimento oficiais do Banco para averiguar a situação.
Nunca compartilhe informações sensíveis, como número completo ou senha do cartão com ninguém.
Nesse caso, os bandidos podem ser comerciantes que passam propositalmente valores errados acima da transação que deveria ser feita ou que trocam o seu cartão por outro semelhante no ato do pagamento e utilizam o seu cartão para outras transações em seguida, causando prejuízos.
Como Evitar?
Sempre verifique o valor que está sendo cobrado na maquininha e dê preferência ao pagamento por aproximação utilizando carteiras digitais, caso o seu celular tenha essa opção. Dessa forma, é impossível substituir o seu cartão no ato do pagamento.
Essas trocas são comuns em grandes eventos, como blocos de carnaval, por exemplo. Se não puder driblar o uso do cartão físico nesse tipo de evento, evite entregar o seu cartão aos comerciantes para realizar o pagamento e esteja atento para verificar se é realmente o seu cartão que foi devolvido no final da transação.
Em casos de roubo ou perda do seu celular, pode ser que seu dispositivo vá parar nas mãos de bandidos que tentam acessar seus aplicativos de bancos e instituições financeiras para transferir valores para outras contas, causando prejuízos.
Como Evitar?
Evite o uso de senhas óbvias, como partes do seu nome ou data de nascimento, e não as registre em apps de blocos de notas ou e-mail, por exemplo. Tenha senhas diferentes para acessar seu aplicativo do banco e efetuar transações e ative todas as proteções de segurança que o aplicativo disponibilizar.
Além disso, é válido evitar o uso do celular em lugares públicos pouco seguros, como em shows e na rua, já que você ficará mais vulnerável ao roubo e o celular já desbloqueado facilita o acesso ao seu aparelho e, consequentemente, os golpes.
Caso o seu aparelho seja perdido, furtado ou roubado, entre em contato imediatamente com o BTG Pactual por meio de nossos canais oficiais para que possamos bloquear a sua conta e evitar perdas financeiras.
O phishing é um ataque cibernético bastante antigo e ainda muito praticado, geralmente por e-mail ou sites falsos. Nos dois casos, os fraudadores imitam o design do site ou de peças de e-mail transacionais do Banco, de forma que os clientes tenham muita dificuldade em perceber que não se trata de um conteúdo oficial. O consumidor acaba fornecendo dados aos fraudadores por meio dessas comunicações e tem suas contas invadidas e furtadas.
Como Evitar?
Para evitar o phishing, fique atento à URL dos sites em que clica e fornece dados e suspeite de e-mails e sites com erros ortográficos, logotipos desconfigurados, remetentes diferentes dos oficiais e comunicações urgentes. No caso do BTG Pactual, o provedor oficial sempre será btgpactual.com. Ao identificar qualquer comunicação suspeita, não clique em links nem abra o e-mail. Nossa orientação é que comunique o Banco imediatamente para que possamos investigar e tomar as medidas necessárias.
O golpe do leilão refere-se a uma fraude online que envolve sites de leilões falsos, que se fazem passar por plataformas legítimas, geralmente relacionadas a leilões de veículos automotores, como carros, motos e máquinas agrícolas.
Como Evitar?
Para evitar cair no Golpe do Leilão, é fundamental adotar algumas medidas de precaução. Primeiramente, verifique cuidadosamente o link do site de leilão. Sites legítimos geralmente utilizam o domínio .BR, enquanto os golpistas podem usar domínios falsos, como ‘FALSOLEILAO.COM/BR’ ou ‘FALSOLEILAO.COM/BRASIL’. Evite também domínios .ORG e .NET, que raramente são usados por sites de leilão.
Além disso, preste atenção no favorecido do pagamento. Certifique-se de que o pagamento seja destinado à empresa de leilão, e não a uma pessoa física, o que pode indicar um possível golpe. Antes de efetuar qualquer pagamento, verifique se o nome do favorecido está correto.
Se você estiver desconfiado, teste fazer um cadastro com informações falsas. Se o cadastro for aceito com facilidade, isso pode ser um sinal de que o site não é confiável.
Outra dica importante é desconfiar do preço do produto leiloado. Se o valor de arremate estiver muito abaixo do valor de mercado, especialmente se for menos da metade do preço, isso deve levantar suspeitas.
Realize uma pesquisa na internet para verificar a autenticidade do site de leilão. Golpistas muitas vezes tentam aparecer nos resultados patrocinados do Google, então confira os resultados não patrocinados.
Por fim, em caso de dúvida, entre em contato com as autoridades locais ou órgãos de fiscalização. Você também pode utilizar o WhatsApp para solicitar informações sobre a veracidade do leilão. Ao seguir essas orientações, você pode reduzir significativamente o risco de se tornar vítima do Golpe do Leilão e proteger seu dinheiro e informações pessoais. A prevenção é a melhor estratégia contra fraudes online.
Projeto Supernova feito orgulhosamente sob o sol escaldante de Goiás
Av. Dep. Jamel Cecílio, 2690 - Jardim Goiás, Goiânia - GO, 74810-100
AUVP CONSULTORIA FINANCEIRA DE INVESTIMENTOS LTDA
CNPJ: 49.479.036/0001-99